terça-feira, 18 de junho de 2013

Terapia do Campo do Pensamento (Thought Field Therapy - TFT)

por Ademildes Rodrigues

O TFT ou Terapia do Campo do Pensamento (Thought Field Therapy - TFT) foi desenvolvida por Dr. Roger Callahan, PH. D, e é amplamente considerada como a maneira mais avançada de lidar com traumas de todos os tipos. Baseia-se na Medicina Chinesa onde sistemas compostos por meridianos ou vias de circulação de energias que são acessadas através de percussões digitais em locais específicos seguindo uma sequência pré-determinada denominada Algoritmos.
Portanto o TFT exige que se aprendam diversos protocolos ou sequências, juntamente com o toque nos pontos dos meridianos de energia do corpo. Onde problemas diferentes necessitam de protocolos diferentes.
O TFT foi o precursor da série de terapias e técnicas hoje estudadas dentro da nova abordagem das Terapias de Energia. Baseia-se no modelo da medicina chinesa de meridianos de energia. Os meridianos são linhas longitudinais que conectam diversos pontos análogos do corpo humano. Este estudo parte do princípio que ao ser ativado um ponto do meridiano, outras partes do organismo estarão sendo igualmente estimuladas. Quando se observou que os sintomas de uma doença manifestaram-se em outros lugares, seguindo uma via precisa de relacionamento mútuo, constatou-se uma nítida relação entre os órgãos e os meridianos do corpo.
O TFT entende que as emoções são o resultado de bloqueios na circulação de energia através dos meridianos do corpo. O desbloqueio desta energia se dá pela percussão em certos pontos de determinados meridianos, realizada pelo próprio cliente com seus próprios dedos.
O TFT utiliza uma sequência específica desses pontos para cada emoção ou condição emocionais a ser trabalhada, incluindo aí uma sequência específica para traumas. Esta sequência é repetida várias vezes, de acordo com as reações que o cliente vai demonstrando na evolução do tratamento.

O TFT acredita que certas reações emocionais provêm de perturbações energéticas que bloqueiam o processo de recuperação da circulação da energia. Frequentemente certos estados emocionais se dissipam em poucos minutos, incluindo estados resultantes de inúmeras exposições a experiências traumáticas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário