quinta-feira, 7 de maio de 2015

Saúde em cores



“Cheguei à conclusão que estava com saúde quando coloquei a primavera em meu guarda-roupa”.


Fiquei pensativa ao ouvir esta frase e me lembrei de tantas orientações que recebemos, tantos estímulos para utilizar mais cores e sons em nossa vida. É bem frequente esta orientação de dar cor à vida, usar roupas coloridas, usar um batom que não seja apenas o de cor de boca. Os nutricionistas dizem que para saber se a pessoa está com a alimentação boa, bastar olhar quantas cores tem sua refeição.
Esta frase “cheguei à conclusão que estava com saúde quando coloquei a primavera em meu guarda-roupa”, foi dita em consultório terapêutico e eu fiquei a pensar na sensação de dever cumprido do terapeuta ao ouvir isto de um consulente e ainda de forma tão poética. Provavelmente este consulente chegou para o tratamento deprimido, apagado, talvez descrente da vida ou com a vida e, tempos depois, consegue levar este indivíduo a repensar e florir sua existência simbolizada pelas cores de suas roupas.
A função do terapeuta é levar o indivíduo que o procura a reencontrar-se, dar a ele elementos para reflexão e ação. Porem, a ação depende exclusivamente do consulente, não há o que fazer se ele não fizer sua parte.
Sempre pergunto para meus consulentes: em que posso te ajudar? E é muito comum não ouvir uma resposta imediata. Alguns por não saberem mesmo, pois sabem do mal que os aflige mas ainda não pensaram a respeito e a grande maioria quer resposta pronta, quer que o terapeuta, o médico, seja quem for lhe apresente uma poção mágica para que todos os seus problemas se resolvam em uma fração de segundos.
Colocar a primavera em seu guarda-roupa é mudar a forma de olhar o mundo, de ver a vida, transformar e ser transformado, tocar e ser tocado, ter brilho nos olhos, cor nos lábios e um sorriso pronto para ser oferecido.
Colocar a primavera em seu guarda-roupa é colorir o mundo que o cerca com as cores mais belas e mais alegres, é dizer como é bom viver e como é bom ser exemplo do que diz.
Colocar a primavera em seu guarda-roupa é, portanto, ter saúde. Saúde energética, saúde emocional, saúde espiritual, financeira. É enfim ter saúde em cores.

Ademildes Rodrigues 
www.essencialsaude.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário