segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O que é ser um agente da Justiça?

Honra, justiça, lealdade, fraternidade são palavras que não podem faltar àquele que quer se candidatar a escola dos guardiões.

Antes mesmo de prestar o vestibular para a universidade dos guardiões, é preciso passar no vestibular da vida, não necessariamente com o máximo de pontos, 100, como é a numeração utilizada. Na escola da vida, a nota é baseada na dedicação, no empenho, no desejo sincero de acertar, na coerência entre falar e agir. No equilíbrio entre pensar, falar e agir.



O pensamento precisa ser constantemente vigiado, a fala precisa ser constantemente vigiada para que as ações e as atitudes caminhem juntas.

A postura do guardião deve ser a postura do soldado incorruptível, aquele que não se deixa levar por palavras soltas, que se mantem firme no ideal do Cristo, o maior representante das forças universais que já pisou neste planeta.

A postura do guardião deve ser a postura do filho obediente, não sem questionar, mas que confia quando não for possível compreender. Ele confia em quem lhe é superior em experiência e se apresenta animado, confiante e com desejo firme, certo de que aquele é o melhor caminho.

A postura do guardião é a postura do ser humano em busca do aprendizado constante, do ser humano que quer fazer diferença onde quer que esteja. Agindo e não reagindo.

A postura do guardião é a postura daquele que empunha a espada para defender seu ponto de vista, mas sabe que diante de si tem um irmão planetário, alguém que também luta, ainda que em exércitos diferentes, mas luta por aquilo que acredita momentaneamente.

A postura do guardião é postura do observador que analisa todas as possibilidades e decide pela melhor delas, com zelo, com carinho, com firmeza, com certeza e com flexibilidade. A certeza muitas vezes é apenas a certeza de que quem está no comando não está de brincadeira, a certeza de que quem está no comando não joga pérolas aos porcos1, a certeza de que quem está no comando é mais experiente, e que, portanto, vivenciou mais, chorou mais, agiu mais, acertou mais e também errou mais ou por mais tempo. Porém, sabe o melhor caminho, sabe conduzir ainda que seja para dizer o que não fazer e o que ou o como fazer será descoberto ao longo da caminhada.

A postura do guardião é a postura daquele que cala, mesmo não consentindo. Cala para mudar de estratégia ou para aperfeiçoar a estratégia em curso.

A postura do guardião é postura de quem respeita a natureza, de quem respeita o seu próximo.

A postura do guardião é a postura da ética, da responsabilidade consigo e com seu semelhante. É respeitar a vida. É tatuar em sua mente que tudo é de todos e que compartilhar faz parte das ações básicas de qualquer indivíduo.

A postura do guardião é a postura de quem grita se preciso for, sem constrangimento, sem se envergonhar, sem achar que será ridicularizado caso fracasse, de quem diz obrigado, por favor, com licença, que está disposto e se reconectar consigo, encarando suas sombras, seus medos, suas angústias, suas belezas, suas alegrias, sua docilidade. É a postura de alguém que está disposto a aceitar que é luz, que é filho de Deus, que é filho das estrelas e que é um composto de sonhos, metas, ideias e ideais, de desejos, os desejos mais sinceros de servir.

Levantar a espada faz parte do trabalho de um guardião, mas não é só isto. Esta é a parte mais fácil. O grande desafio de um guardião é se aceitar, é admitir quão pequeno é diante do universo e quão grande pode ser se houver dedicação e esmero em seus atos. O considerado menor ou até mesmo insignificante, pode ser um gigante diante do trabalho se ele estiver em conexão com as mentes mais evolvidas.

Um dos grandes e talvez o maior desafio de um candidato a guardião é identificar e aceitar a enormidade do amor latente em sua alma. O ser humano quer acreditar que é só mal ou que é puro e incapaz de qualquer ato classificado como maldade. Não é nem uma coisa, nem outra. Mas o equilíbrio de ambas. Somos sombra e luz.

A busca pelo equilíbrio entre estas duas forças é que fará o guardião. A busca pelo equilíbrio destas duas forças é que constrói o SER HUMANO. A busca por estas duas forças é que levará o indivíduo ao encontro consigo.

Portanto estudar, instruir, errar, acertar e amar fazem parte da rotina do guardião pelo simples fato que faz parte da rotina do SER HUMANO.

Quando se quer servir é necessário abrir para novas possibilidades, para novos desafios entendendo que o Universo tem e dá para todos. A dedicação, o entusiasmo e o compromisso com a vida é que determinará a entrada para o grupo de trabalho em nome da justiça, do amor e da fraternidade.

O nível de aplicação e dedicação é que determinará o nível de trabalho e o nível de proteção que será destinado a cada um.
Estejamos atentos aos sinais que serão enviados para que a hora não passe e estejamos dormindo ou apenas olhando a “banda passar.

Estejamos atentos à vida e a vida estará atenta a nós.
1 Mt 7:6

Ademildes Rodrigues | www.essencialsaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário