segunda-feira, 28 de maio de 2012

Florais


por Sheila Teixeira
O sistema de florais foi criado por Edward Bach, a quem devemos infinita gratidão e reverência. Edward Bach foi um médico inglês, sensível pesquisador da alma humana. Insatisfeito com os métodos convencionais de tratamento, Dr. Bach especializou-se em homeopatia 1919. Em 1928, pesquisando as possibilidades que a natureza nos oferecia para, não apenas o alívio de sintomas físicos, mas a verdadeira cura que advém de profundas modificações internas, Bach descobriu os três primeiros florais: Mimulus, Impatiens e Clematis.
O trabalho com os florais baseia-se na compreensão e classificação das emoções humanas e sua relação com a “personalidade” ou “assinatura vibracional” das flores. Cada flor, com suas características próprias, auxilia o campo de energia humano a se harmonizar, modificando a estrutura molecular extrafísica, promovendo a alteração no funcionamento dos chacras e, conseqüentemente, no padrão mental e emocional do indivíduo.
A elaboração da essência mãe ou solução estoque pode ser feita pelo método solar ou de fervura. No método solar, as flores são colocadas em recipientes de vidro ou louça, em água pura, de preferência de fonte e expostas ao sol por algumas horas. O método de fervura é usado especialmente para flores de estrutura mais dura.
Com a contraparte etérica ou bioplasmática das flores, as moléculas da água são modificadas em sua conformação, e assim, agem na estrutura humana. Em seu livro “A biologia da crença” Bruce Lipton esclarece que as células humanas são feitas de quatro tipos de moléculas grandes: polissacarídeos (açúcares complexos), lipídeos (gorduras), ácidos nucléicos (DNA/RNA) e proteínas. Mas a o componente mais importante para a vida dos organismos é a proteína.
Cada proteína é uma cadeia ou cordão linear de moléculas de aminoácidos parecida com um colar de contas plásticas coloridas. Essas cadeias são como a coluna vertebral das proteínas, que lhe dão flexibilidade e movimento.
Entre os aminoácidos de uma cadeia, temos a interação de carga eletromagnética que os mantém unidos. O formato final ou conformação de uma molécula de proteína é o resultado do estado de equilíbrio entre suas cargas eletromagnéticas.
A distribuição dessa carga eletromagnética pode ser seletivamente alterada por diversos processos: ligação com outras moléculas ou grupos químicos como hormônios, remoção enzimática ou adição de íons carregados ou mesmo a interferência de campos eletromagnéticos como aqueles emitidos por telefones celulares e microondas.
Sabemos que o campo de energia humano também irradia uma carga eletromagnética que pode ser intensificada pela ação da vontade e do potencial de vitalidade do indivíduo. O mesmo acontece com a matéria bioplasmática das plantas e flores. Suas cargas eletromagnéticas influenciam a conformação das moléculas dos corpos que com ela fazem contato, alterando assim toda a resposta do organismo a determinados estímulos orgânicos, mentais ou emocionais.
A partir dos florais de Bach, muitos outros sistemas de florais foram desenvolvidos. Alguns autores pesquisaram os florais de determinadas regiões, como os florais de Minas, os Californianos, os Australianos. Outros pesquisaram de acordo com o padrão das flores, capazes de atingir determinados tipos de emoções.
Não pretendo nesse estudo falar especificamente de um ou outro sistema, mas desenvolver a compreensão de como os florais atuam nos chacras e como saber escolher o floral adequado a cada pessoa.
Sabemos que cada chacra ou nível de consciência possui características próprias. Assim, reconhecendo e interpretando as ações, emoções e pensamentos do indivíduo, podemos escolher quais os florais capazes de harmoniza-lo.
Alguns autores determinam grupos de florais específicos para os chacras. Eu particularmente acredito que todos os padrões emocionais são referentes a algum chacra, portanto, todos os florais são aplicáveis na harmonização destes desde que estejam em sintonia vibratória.
Passo a seguir, um resumo de alguns dos mais conhecidos sistemas de florais, desejando que você esteja disposto a aprofundar seus conhecimentos. Escolha um sistema inicialmente, familiarize-se com ele. Não se preocupe em decorar, à medida que for investigando casos, algumas essências fixarão em sua mente, outras não. Para isso o homem criou a escrita! Mais importante do que decorar, é compreender os mecanismos de ação e interpretar corretamente as emoções trazidas pelo consulente. Ouça, sinta, investigue e deixe sua razão e intuição serem grandes parceiras na escolha dos florais.

Sheila Teixeira é mestra em Reiki, professora de Yoga, terapeuta, orientadora de cursos e palestrante. sheilateixeira@essencialsaude.com.br | www.essencialsaude.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário